Na última quinta-feira dia 9, o Conselho Municipal de Cultura se reuniu ordinariamente e discutiu diversas pautas como: Fundo Municipal de Cultura, Organograma e Funcionamento da Fundação, Casas Laranjeiras e projeto BARBANTE.
Depois falarei mais sobre as outras pautas, mas em relação ao BARBANTE, foi apresentado a todo o conselho e a CULTUAR, representada pela vice-presidente Estela Salomão e pelo Diretor Cultural Fabrício Lopes, o projeto conceitual e o Cronograma Financeiro de uma estrutura mínima como espaço e suas necessidades técnicas e divulgação para realização do 1º OFF da FITA.
Ao final da apresentação o projeto foi aplaudido por todos os conselheiros: - Só temos que apoiar e aplaudir uma iniciativa como esta! Exclamou Celina (Conselheira da paridade do Governo). Demais conselheiros também se manifestaram verbalmente favorável a realização do BARBANTE, bem como o diretor cultural da fundação que expressou a sua aprovação e disse que não vai medir esforços para que ele aconteça. O projeto foi entregue nas mãos da vice-presidente da CULTUAR com aprovação unânime, por voto direto, de todos os membros do conselho e deliberado para que a fundação apóie a iniciativa.
Voltando aos demais temas já citados, podemos comemorar avanços significativos nas ações do conselho, sobre o assunto Casa Laranjeiras, por exemplo, que há muito vem sido discutido, foi deliberado mover uma ação no ministério público contra o decreto do prefeito que transmite o patrimônio para o turismo, tendo em vista que este decreto passa por cima de uma lei já existente que define o imóvel como um próprio público de utilização da cultura. Foi eleita então uma comissão para redigir o texto a ser entregue ao ministério público, esta mesma comissão também vai tratar de assuntos relativos ao Fundo Municipal de Cultura. Foi marcado para o dia 23 as 18h uma reunião extra-ordinária para acompanhar o andamento dos fatos e a aprovar o projeto de lei para criação do fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário